Translate

domingo, 3 de novembro de 2013

Festival Conduru 

Ocorreu nesta semana o Festival Conduru em Serra Grande, Bahia. O nome Conduru é uma homenagem à árvore nativa da região utilizada como mastro pelos jangadeiros da região, trazendo diversas conotações e associações com as origem do povo nativo. 
O Festival foi realizado com a participação de diversos grupos com maior participação do PESC e da ONG Mecenas da Vida. O objetivo foco foi reunir e propor uma Unidade deliberativa integrando os Conselheiros das principais Unidades de Conservação (UC) ambiental do Corredor de preservação ambiental Esperança Conduru, promover ações com a comunidade local como atrações, feira, palestras e oficinas buscando maior participação da população.
No encontro dos Conselheiros a proposta principal foi criar uma gestão integrada entre as Unidades de Conservação. Após quatro dias de discussões e dinâmicas integradoras entre os líderes comunitários, conselheiros, ONGs e representantes dos principais órgãos do município e interesse privado a criação de um modelo unificado foi aprovada com unanimidade previamente com o nome Rede Esperança Conduru fazendo referência aos elos da malha que geograficamente percorre as Unidades de proteção desde a Serra da Mata da Esperança em Ilhéus, passando por Uruçuca até a Serra do Conduru em Serra Grande. Foi eleito um comitê que organizará o próximo encontro delimitando a metodologia de trabalho desta frente integrada em duas semanas estabelecendo data para um novo encontro que deverá ocorrer com maior frequência.

O Festival contou com shows de Capoeira, Música ao vivo, teatro, oficinas e estandes de Reciclagem. Alguns estandes de destaque como o projeto da Escola Rural Dendê da Serra mostrando sua experiência de sucesso com um modelo de educação focado em sustentabilidade (http://www.dendeserra.org.br/) entre outros.

A praça central de Serra Grande respira ares de um novo paradigma social de inclusão numa corrida de diversos setores mobilizados para que este paraíso singular não se deixe corromper pelos vícios comuns do processo de desenvolvimento econômico.
  A gastronomia local é um detalhe à parte com destaque para os produtos orgânicos da famosa líder comunitária Dna Joselita até o tradicional acarajé recheado de um atendimento e qualidade surreais da generosa Toinha (foto abaixo).
A programação oferecida, todas as oficinas oferecidas e temas debatidos podem ser visualizadas na íntegra no site do PESC (Parque Estadual da Serra do Conduru) http://www.parquedoconduru.org/index.php/festival-conduru.


Pra quem fica, o senso de mobilização é urgente pois há muito a ser feito, para quem volta à rotina de outras atividades fica um novo vazio e um desejo imenso de retornar à esta comunidade tão ímpar, tão preciosa.

Pra quem não conhece, o destino é apenas um, Serra Grande.




Nenhum comentário:

Postar um comentário