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sexta-feira, 11 de abril de 2014

MKT Social



Marketing Social

     Assim como toda ferramenta de marketing social que invade com sucesso a internet, o Facebook é alvo de desejo de todo desavisado ansioso por ampliar suas “redes de amigos”. Quando ampliamos essas redes no âmbito profissional chamamos de network, ou seja, uma rede de conhecidos que permite com que consigamos atingir nossos objetivos profissionais de modo mais rápido, eficiente, melhor.
    
     A partir da mesma lógica alimentamos a ilusão de que o facebook tem esta capacidade de ampliação das redes sociais. Não que esta seja uma idéia enganada, porém existem ouros elementos como a privacidade e a exposição de pessoas e situações do modo indiscriminado.
  
   Assim tanto o seu melhor amigo, como o gatinho ou gatinha que achamos bonitos, mas que sequer trocamos um oi depois de adicionar podem ter acesso às mesmas situações e discussões privadas. Não faltam defesores destacando a capacidade da utilização de filtros de conteúdo, mas em contrapartida multiplicam-se as histórias sobre coisas que foram ao conhecimento público sem consentimento.
  
   Além de ampliar a quantidade de pessoas que sabem quem você admira, onde você vai, com quem, quando, se voltou só, quem deixa recados pra você, acabamos expondo o modo como gerenciamos nosso tempo, e principalmente o nível de importância que pessoas e assuntos tem em nossas vidas. É a exposição destas escolhas que paradoxalmente acabam afastando você dos teus amigos.

    Não, o facebook ou qualquer outra ferramenta de marketing social não deve ser usada para incrementar ou medir o sabor e teor das amizades. Claro que podemos utilizá-los para nos comunicar com nossos amigos, parentes e amores, mas saber distinguir e dosar os limites morais de uso não tem sido uma missão simples para nossa juventude confusa com tanta informação disponível, sem orientação ou dica de como lidar com essa tecnologia.
   
   As mesmas ferramentas já foram usadas inúmeras vezes para fins positivos, para encontrar fugitivos, alertar sobre epidemias, eventos naturais, etc., mas também é utilizado por oportunistas e alvo primário para manipulação de massa, principalmente política.
   
   Da mesma forma como nos desfazemos de tranqueiras que não consideramos mais úteis n o quarto da bagunça, podemos nos desfazer daqueles contatos estranhos. Pessoas com quem nunca falamos e não temos motivo aparente pra falar, pessoas que adicionam para aumentar seu placar de amigos, pessoas que adicionam apenas para acompanhar mais uma novela, a da sua vida, pessoas que esquecemos de deletar por um motivo ou outro, em fim é possível deixar seu face mais útil, menos ilusório. Recicle.
   
   É mais fácil ter certeza que você tem 10 amigos e uns 300 conhecidos do que se iludir que possui 800 amigos. Se você acredita nisso, cuidado, está ampliando muito a possibilidade de se decepcionar não só com eles, mas com sua ingenuidade.

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