Translate

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Paradoxo nipo-baiano



     Algo inusitado é algo que não esperamos, que quebra nossos paradigmas e preconceitos, algo que nos surpreende e que em fração de segundos pode mudar a nossa visão das coisas, e por que não da vida.
    Quando falamos em Bahia, associamos imediatamente imagens de coqueiros, praias de águas quentes, paraísos tropicais embalados ao som de axé music, os hits de arrocha e o novo “pagodão baixo astral” que faz tanto sucesso nas bandas de cá, tudo isso sempre regado a moquecas, carangueijos, acarajés entre outras baianices.
     Mas mesmo na Bahia, tão cercada de ritos urbanos bem temperados os paradoxos são possíveis já que um estado tão grande foi presenteado com diferentes condições geográficas. Jequié fica na serra baiana, uma cidade com características bem específicas, terreno rochoso entre montanhas de altos cumes. Longe do litoral, árido. Quente durante o dia e frio durante a noite. Não é a toa que os hábitos dos locais e suas respectivas filosofias sejam tão distintos dos baianos litorâneos.
     O que há de comum? A hospitalidade e generosidade.

    Amizade é uma benção magnética que atrai forças semelhantes e na medida que se somam, crescem em intensidade. Fui atraído de tão longe por este sumo magnético através de uma amiga muito especial Manu, à casa de Adriana e Massao em Jequié.

    Vamos ao paradoxo. Uma vez que antecipei meu gosto pela culinária oriental fui convidado para comer despretensiosamente o yakisoba deste casal de novos amigos. Regado à cerveja gelada e boas risadas fui contemplado com o melhor yakisoba de minha vida, macarrão no ponto, tempero ímpar, verduras bem cortadas no tamanho e espessura ideais, carne macia e deliciosa. Típico prato onde cada ingrediente se integra harmônico ao sabor incomparável. Não há como deixar de perceber que o principal ingrediente do prato é o amor. Amor pelos amigos, pelo dom indiscutível na culinária, amor pela simplicidade e generosidade que somente os gigantes podem ter.
     Poderia ser melhor? E foi. Enquanto me deliciava e repetia o prato até a dilatação do estomago permitir, assistia a videografia de Led Zeppelin. Inacreditável. Divino. Inesquecível. Quero mais! Quem sabe na próxima visita à Jequié!? Hein!?
    Momento triste o da partida. Hora de retornar ao planeta Terra, render graças ao senhor pelo inexplicável paradoxo e agradecer aos majestosos Massao e Adriana por tanto amor ao prato.


Trilha Sonora PERFEITA: Friends - Led Zeppelin
  
Amigos


Luz clara quase cegando
A noite escura Presente
ainda brilhando
Não posso parar
Continuo escalando
Buscando aquilo que eu sabia

Eu tinha uma amiga
Ela me falou certa vez
"Você tem amor
Você não está só"
Agora ela se foi
E me deixou apenas
Buscando aquilo que eu sabia

Eu estou lhe dizendo agora
A melhor coisa
Que você pode fazer agora
É trocar um sorriso com alguém que esteja triste
agora
É tão fácil, basta...

Encontrei um homem chorando
À beira da estrada
Sem um amigo
Não há como negar
Você está incompleto
Não haverá como encontrar
Buscando aquilo que você sabia

Então a qualquer hora
Alguém precisa de você
Não os desaponte
Embora isto te aflija
Algum dia você precisará
De alguém como eles
Buscando aquilo que você sabia

Eu estou lhe dizendo agora
A melhor coisa
Que você pode fazer agora
É trocar um sorriso com alguém que esteja triste
agora
É tão fácil, basta...



Nenhum comentário:

Postar um comentário