Translate

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Acorda Alice!



Porque você mente pra você, pros vizinhos, pros teus filhos e amigos.
Fica falando dos políticos, mas você não faz diferente!
Enche-se de desculpas pra livrar a cara das próprias responsabilidades, atribui a culpa de tudo o que não funciona aos outros. Onde fica tua parcela?
Se tirarem o seu lixo da frente da sua casa você lava as mãos, diz que pagou pelo serviço e pronto, agora é com a prefeitura. Não separa o lixo, não se importa pra onde vai, quem coleta.
Você faz isso com a água que consome. Afirma em bom tom que pagou pela água, impostos para que hidrelétricas fossem construídas, pela isenção de impostos da concessionária, pelo tratamento da água, pelo sistema de abastecimento, e tem a cara de pau de achar que por isso pode desperdiçar. Você paga pelo serviço, não pelo bem comum.
Ainda se incomoda com o fato de alguém mostrar que o teu dinheiro não compra tua falta de consciência. A preguiça só dói quando exposta não é?
São os teus filhos que vão sofrer com o apagão, teu imóvel vai desvalorizar com problemas crônicos de abastecimento, a falta de médicos é pra todos hospitais, espertalhão.
Descaso? Capaz...
Ah é... também pagou por segurança pública, e quando vê alguém depredando patrimônio público não fala nada, não avisa as autoridades pois já fez a tua parte, pagou.
Incêndio? Se não é na tua casa, deixa queimar, que diferença faz mais uma família nas ruas, mais um pai desesperado pronto pra matar pra dar de comer aos filhos?
Se estão queimando alguma praça ou mata, você faz algo? Não Na era digital é mais fácil crer que alguém já ligou pros bombeiros. Tudo bem, ainda temos ar pra respirar, tomara que teu netos não saibam que você pensou assim um dia, pois eles vão culpar alguém também.
Pagou para que as encostas não fossem ocupadas então como teremos desmoronamentos? Paga um valor para instituições de caridade, ONGs humanitárias, então se ofende quando alguém pede um prato de comida. Realmente você é esperto! Contribui, faz a tua parte.
Não jogue lixo dentro do carro, jogue pela janela, afinal também pagamos pela limpeza urbana, pelo esgotamento e é claro que por isso jamais teremos enchentes. Precisamos prestigiar o trabalho dos garis. Imagine o caos que seria se você não jogasse mais lixo no chão, quantos desempregados!
Paga INSS e um plano de saúde por fora pra garantir, garantir o que? Tem certeza?
Mas faz a tua parte pra que? Pra manter um modelo falido? Ou ainda não percebeu que pagar pelas coisas não resolve os problemas?
Porque não se envolve? Pra não se aborrecer? E não vai se aborrecer se tiver que pagar mais impostos pra construir um novo lixão? Não vai se aborrecer na hora do apagão? Quando teu carro 0Km estiver com água suja até dentro do porta luvas? Não vai se aborrecer em um assalto? Nem com a falta de atendimento em um hospital? Claro que não, você pagou pra que nada disso aconteça.

ENVOLVA-SE COM SUA COMUNIDADE, COBRE DOS GOVERNANTES, IMPORTE-SE COM TODOS, COMPROMETA-SE COM SUA QUALIDADE DE VIDA!

Envolver-se com as causas é a única forma de amenizar as consequências.
Este texto é uma tentativa de despertar nas pessoas a necessidade de envolvimento em todas as instâncias da sociedade. Pagar por impostos e serviços é tão importante quanto nos organizarmos em ações efetivas de conscientização, não depredando patrimônio público, porque somos nós que pagamos por isso novamente. Reclamem, protejam nosso bem público, pensem, votem com consciência, ou não votem, mas façam algo além de abrir a carteira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário