Translate

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Que Renascença?



A partir do século XIV a Europa entrou em um processo de mudanças significativas que durou aproximadamente três séculos. A cronologia exata dos fatos é discutida até hoje por historiadores. A principal mudança diz respeito ao modelo socioeconômico Feudalista transformando-se em Capitalista. Mudanças foram notadas também nas artes, filosofia e ciência. Mas isso qualquer um pode encontrar em qualquer livro de história, repleto de personagens peculiares e feitos incríveis, sem deixar de mencionar alguns personagens que fizeram justiça ao seu legado principalmente na física, psicologia, matemática, etc.
Que perguntas podem ser feitas sobre a renascença? O Feudalismo já não era capitalista? Ou o Capitalismo não é uma visão macro do feudalismo, respeitando sua expansão populacional e geográfica? E outros modelos políticos são funcionais? Atualmente o país com maior reserva econômica, coma maior população do planeta desenvolveu-se a partir do Comunismo.
Mas este texto não pretende fazer apologia a algum modelo atual, pelo contrário, tenta instigar o leitor a fazer perguntas mais difíceis. Acostumamo-nos a deixar a lógica para os outros, somos educados a limitar nosso raciocínio, principalmente nos assuntos que mais deveriam ocupar nossas mentes, o modo de vida. Essa prática de adestramento é utilizada pela burguesia, pelos governantes desde sempre, o famoso “pão e circo”.
Não somos estúpidos, estamos destreinados. Não somos cegos, fomos ofuscados e a única solução para o mundo começa a parecer mesmo uma guerra mundial de proporções catastróficas. Por quê? Porque insistimos em aceitar um modelo feudal adaptado.
Precisamos de um modelo desenvolvido pelo povo e para o povo lembrando que nosso ecossistema já está comprometido por nós mesmos, volto a lembrar de que este não é um tratado socialista, mas o conceito de igualdade e respeito é primordial para a redução de todos os males que ameaçam o desenvolvimento de um ser humano.
Ser humano é ser bicho? Ou mais? Somos mais do que os outros bichos? Mais o que? Em quem? Será que somos tão mais que não precisaremos mais de todos os outros animais e plantas? Sabe o que é um ecossistema?Qua o papel ideal de um ser com essa nossa habilidade em um ecossistema harmônico?
Um ecossistema é um sistema vivo, com cadeias de relações que influenciam-se mutuamente, não é a mãe Terra da qual brotavam feras que ameaçavam os Feudos, mas também não é um depósito de recursos esperando ser exaurido e transformado em lixo pelo Capital.
A indústria comanda a rédea curta, carregamos a propagando no bolso, não é para segurança ou conforto, esse é o marketing, o motivo de termos todos celulares é comprar e continuar comprando sem parar. Está errado?
E se comprássemos menos? E se consumíssemos muito menos? E se passássemos mais tempo conversando com nossos amigos, filhos, companheiros? Onde foram as brincadeiras de rua? Onde foram parar os valores familiares? Ah é, não precisamos de família no modelo atual, apenas de emprego e dinheiro para consumir.
Claro que está tudo errado. Mas o que você está disposto a abrir mão pela mudança? Nada? Então não precisamos de Nostradamus, sabemos como vai acabar. 
Pode abrir mão de algum conforto? Acha que pode ser mais do que um produto capitalista? Acreditamos que a raça humana pode ser melhor? Então, vamos juntar corações e mentes e apressar uma verdadeira Renascença, porque o planeta precisa de nós da nossa essência humana, que insiste em viver em alguns de nós. Vai demorar, três ou mais séculos, mas não vai acontecer se não encontrarmos a forma certa de lutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário